Como vender mais

Por Alexandre Bernardo

Uma estatística comprovada em mais de 17 anos fazendo palestras em convenções de vendas para empresas de todos os seguimentos em todos os estados brasileiros constata: Numa mesma empresa o melhor vendedor vende dez vezes mais que o último colocado.

Sempre que sou contratado por uma empresa para fazer uma palestra, durante o briefing com o cliente para identificar o objetivo da palestra, pergunto a média salarial da equipe para que eu tenha uma base até mesmo sobre o que vou falar. Já fiz palestras para vendedores que faturam mais de cem mil reais por mês de comissão, assim como já fiz palestra para vendedores que recebem salário mínimo. Obviamente não uso o mesmo conteúdo para ambos os grupos.

Mas, independentemente do valor da comissão recebida pelo vendedor, o campeão de vendas é, invariavelmente, dez vezes mais eficiente que o último colocado.

Baseado nisso, já temos um belo ponto de partida e talvez uma grande solução para se vender mais. Se melhorarmos a competência da equipe de vendas para que se aproxime do nível do primeiro colocado, dependendo do tamanho da sua equipe, pode se conseguir um aumento de talvez 100%, ou 200%, até mesmo mais, em vendas.

Mas existe um grande desafio. Praticamente o maior de todos os desafios é conseguir organizar o conhecimento e transmiti-lo a equipe. E porque isso é um grande desafio? Porque exige pensar e pensar é 25% mais desgastante que qualquer trabalho braçal. Por isso poucas pessoas têm sucesso, porque poucas pessoas pensam.

Qual a solução? Curso de vendas. Não há atalho. Ninguém entrega mais do que tem para entregar. Nenhum vendedor vai vender mais, simplesmente, por saber que precisa argumentar melhor.

Ele precisa ter o argumento. E a forma para se ter o argumento são duas: Primeira: Pensar e desenvolver argumentos. Mas já falamos que pensar é cansativo e as pessoas fogem de pensar, preferem ganhar salários baixos a pensar. A segunda forma é pensar por elas e entregar pronto. Como? Curso de vendas.

Alguém já pensou. Alguém já organizou o conteúdo. Alguém já passou pelos caminhos da construção de uma boa competência em vendas e esse alguém pode te ajudar.

Acredite no profissional. Não queira fazer tudo por conta própria. Por conta própria é difícil aprender, demora muito, e por mais que se aprenda, será um aprendizado superficial e limitado, portanto, amador. Economize tempo e alavanque os resultados aprendendo com quem pode te ensinar.