Sucesso antes do Sucesso

Mais um ano chegando e ouvimos de todos os lados que é hora de renovar os ânimos, definir as metas, fazer um balanço e descobrir o que podemos melhorar no próximo ano. Além disso, vem a nossa mente também aquelas resoluções costumeiras como parar de fumar, aprender uma nova língua, começar a academia… e muitas vezes uma sensação de derrota se faz presente. Derrota por ver o ano acabar e perceber que algumas – ou muitas – das nossas metas para esse ano não se realizaram. E nem vão.

Baseado em meus incontáveis sucessos e fracassos quanto ao cumprimento de metas, me propus a pesquisar o conceito que chamei de “meta antes da meta”.  Uma “meta antes da meta” é uma resolução, uma atitude ou uma postura que precisamos buscar dentro de nós, antes mesmo de nos dispormos a atingir metas em nossas vidas pessoais ou profissionais. Existem muitas delas, mas quero apontar duas que achei relevantes para o início do novo ciclo que se aproxima.

A primeira é acreditar de si mesmo. Maxwell Maltz disse que “o que determina os limites do possível em nossa vida é nossa autoimagem. Nós nunca vamos além do que acreditamos que podemos”. Sem dúvida somos limitados pelo que pensamos sobre nós mesmos portanto, a primeira “meta antes da meta” é se “auto apaixonar”. Quem não se ama não pode amar ao próximo e nem amar aquilo que faz. Seja honesto, generoso, carinhoso, leal e compreensivo consigo mesmo. Mas nunca complacente. Esteja sempre convicto de suas capacidades e as coloque em prática.

E a boa notícia para quem decidir tomar essa atitude é que está cientificamente comprovado que nosso cérebro adere a repetição, ou seja, tudo o que é repetido insistentemente acaba sendo aceito como verdadeiro. Quando olhar-se no espelho sorria, diga ou pense coisas do tipo “você é muito capaz”, “você é genial”, “você é uma pessoa de sucesso”. Lembre-se que acreditamos em tudo o que for repetidamente dito a nós mesmos, então, diga sempre coisas positivas e acabará se convencendo e tornando aquilo real.

A segunda “meta antes da meta”, para nosso processo de evolução para 2014, é ser merecedor. Faça tudo que estiver ao seu alcance para merecer aquilo que almeja. Estude mais, trabalhe mais, treine mais. Se você trabalha com vendas, visite um cliente a mais por dia ou faça uma ligação a mais. Em todas as ocasiões pense “como posso fazer melhor?”. Alguém que, costumeiramente, dá sempre o melhor de si é merecedor do sucesso. Se vai alcançá-lo mesmo ou não depende de uma série de outros fatores, mas o fato é que, ser desleixado e preguiçoso nunca levou ninguém ao sucesso. Muito pelo contrário.

Dar o melhor de si significa buscar, de verdade, aquilo que se quer através de atitudes concretas. Bons pensamentos ajudam muito, mas são as ações que realmente definem quem somos, enquanto profissionais e pessoas. Não perca tempo com sentimentos negativos, fracassos do passado e crenças limitantes. Comece agora mesmo a construir o sentimento que gostaria de ter por si e aja de acordo com ele. Desse jeito, pode ter certeza, não haverá limite para suas realizações. Apaixone-se por você, agradeça e tenha um ano completo com tudo aquilo que merece!